Dica Importante Sobre o Leite Condensado Para Brigadeiro
Pessoal, uma dica importante a respeito do leite condensado: Quanto mais gordura tiver o leite condensado que você usar, melhor vai ficar a massa do seu brigadeiro. Esse que eu estou usando é um leite condensado integral, ele vem escrito aqui, tá? 8% de gordura. E se você quiser, também pode usar o semi desnatado com 6% de gordura. Menos de 6% eu não aconselho, corre o risco do seu brigadeiro não ficar bom, ficar aquele “puxa-puxa”, tá?
Misturando os Ingredientes
Chocolate em Pó
Aqui no leite condensado, eu vou colocar três colheres de sopa de chocolate em pó 50% cacau. Estou colocando três colheres porque estou fazendo duas receitas. Então, se você for fazer apenas uma, utilize uma colher e meia de chocolate, tá? Se você for usar um chocolate em pó 32% cacau, você pode então colocar um pouquinho mais. E se for usar o cacau 100%, um pouco menos. Aí, você vai testando para ver o sabor e a cor que você quer no seu brigadeiro, tá? Eu gosto de usar os 50% cacau porque ele não deixa o brigadeiro tão enjoativo, mas também não tira a essência do brigadeiro, que é um doce docinho, né?
Homogeneizando a Mistura
Aqui, gente, eu estou misturando bem para homogeneizar essa mistura. Eu estou com a minha panela aqui em cima do fogão, mas ele está desligado, tá? Antes de levar ao fogo, eu gosto sempre de deixar bem misturado. Esse é um dos segredos também para evitar que o brigadeiro faça aqueles gruminhos. Dissolvi o chocolate em pó, e agora eu vou acrescentar uma caixa de creme de leite. Novamente, se você for fazer apenas meia receita, coloque meia caixinha de creme de leite.
Fecho novamente e agora acrescento uma colher de sopa de margarina. A margarina que eu estou usando é sem sal, mas se você tiver aí apenas margarina com sal, pode acrescentar também porque a quantidade é pequena em comparação à massa e não vai prejudicar o seu brigadeiro. E, novamente, lembrando: se você for fazer metade da receita, apenas meia colher de margarina.
Cozinhando a Massa
Agora sim, eu vou ligar aqui então o meu fogão e nós vamos começar a mexer o nosso doce. Não pode parar de mexer, porque senão a gente gruda o brigadeiro lá no fundo da panela, e além de dar gosto de queimado no brigadeiro, vai formar gruminhos, e isso não é bom para nossa massa, tá?
Como Mexer Corretamente
Então, nunca pare de mexer. Mexa todo o fundo da panela, vá mexendo nas laterais, indo mais para o centro, mas sempre mexendo. Fogo médio do início ao fim. Se você tiver uma panela de alumínio mais grossa, é o ideal para mexer um brigadeiro, tá? Você pode usar uma panela de fundo grosso, pois a qualidade do doce é melhor. Vamos mexendo então, porque para o nosso brigadeiro ficar perfeito, precisamos acertar o ponto. Eu vou mostrar direitinho para vocês e, assim, você nunca mais vai errar o seu brigadeiro.
O Ponto Certo do Brigadeiro
Pessoal, eu já estou mexendo aqui o meu brigadeiro aproximadamente uns 8 minutinhos. Algo que eu esqueci de falar para vocês é para usar uma panela alta, tá? Porque o brigadeiro, quando começa a ferver, sobe. Olha aqui a marca até onde veio o meu brigadeiro, e isso é para não transbordar e você perder massa ou fazer sujeira no fogão, tá?
Utilizando os Utensílios Certos
Outra dica importante é utilizar uma colher ou uma espátula de cabo longo, porque muitas vezes a massa do brigadeiro espirra, tá? Começa a fazer bolhas, e a minha já está no ponto aqui, olha, bem grosso. Mas eu ainda vou continuar com ela no fogo, tá? Vou mostrar o ponto certinho para vocês.
Encorpando a Massa
Percebam que eu estou mexendo aqui sem parar, e olha como já deu uma encorpada na massa em relação ao último momento que mostrei. Faz mais ou menos uns três minutinhos que estou mexendo, tá? Mas não se baseie pelo tempo, e sim pelo ponto que vou mostrar aqui para vocês.
Como Saber o Ponto Certo
Aqui, olha, a minha massa já abre e vai parando aqui no cantinho, formando um montinho. Olha aqui, ó! Eu abro a massa e já forma um monte. Continua assim, então esse é o ponto certo do nosso brigadeiro. Vamos mais uma vez: abro a massa, olha aqui, perceba, forma um montinho aqui, tá? E ele não se desfaz, permanece, e o caminho fica aberto, né? Igual quando falamos do ponto Moisés. Olha lá, não se junta, e aqui do outro lado permanece esse montinho. Então, esse é o ponto certinho para desligar.
Finalizando o Brigadeiro
Aqui, pessoal, eu já retirei do fogo, então eu vou continuar mexendo no meu brigadeiro por aproximadamente um minutinho. Isso é para ele ganhar brilho, tá? Vai ficar super brilhante, uma massa bem bonita.
Agora que eu já mexi, vou retirar então a massa da panela. Aqui, vou pegar um prato ou outro recipiente. No meu caso, estou usando um potinho plástico e vou forrar com plástico filme. Você pode usar também plástico celofane, que dá certinho. Se você não quiser embalar no plástico, pode apenas colocar em cima de um prato também.
Armazenando a Massa
Retire toda a massa. Percebam, olha, que ela já é bem firme. Coloquei então toda a massa do brigadeiro, e agora vou fechar com o plástico. Está bem quente, então tome cuidado ao manusear. Fecho bem as pontinhas e agora vou deixar esfriar antes de enrolarmos os nossos brigadeiros.
Modelando e Boleando os Brigadeiros
Pessoal, aqui já está a massa do brigadeiro. Ela já esfriou e, como vocês podem observar, fica assim, bem bonita, super cremosa. Agora, eu vou colocar uma luva para modelarmos os docinhos.
Uso de Luvas de Vinil
Pessoal, essas luvas que estou usando são de vinil. Eu gosto muito de enrolar docinhos usando essa luva, tá? Não gruda na mão, fica muito bom para manusear. Então, vamos lá. Vou retirar o plástico filme.
Quando o nosso doce está no ponto certinho, o plástico não gruda no docinho, tá? Nem a luva. E antes de começar a modelar, eu vou massagear aqui a minha massa. Isso vai deixar o doce mais cremoso e brilhante, porque ao massagear, eu vou ativando a gordura do brigadeiro. Olha só essa parte onde eu estou apertando, como já está mais brilhante que a outra, tá?
Ativando a Gordura do Brigadeiro
Vamos aqui massagear o brigadeiro. Prontinho, pessoal. Olha que brilhante! Fazendo esse processo, eu não preciso untar a minha luva com margarina ou água. Eu vou bolear e já passar nos confeitos. Como ela está com a gordura ativada, os confeitos vão grudar tranquilamente.
Finalizando e Dicas de Armazenamento
Aqui vou usar um granulado tradicional, granulado macio. Quando você for comprar, vai ver que tem granulado macio e granulado crocante. Para brigadeiro, eu sempre prefiro o macio.