novembro 1, 2024
COXINHA DE FRANGO

COMO FAZER COXINHA DE FRANGO SIMPLES PARA INICIANTES

Como Fazer Massa e Recheio de Coxinha

A massa de coxinha pode parecer difícil de fazer, mas vou mostrar que é mais simples do que parece. Acompanhe o passo a passo comigo!

Ingredientes Para a Massa

Vamos começar!

Tenho aqui 4 xícaras de água quente, já deixei esquentando em uma panela grande. Coloque aí um caldo de galinha e dissolva bem. Se você não gosta de caldo de galinha, pode deixar sem. Vamos adicionar três colheres de sopa de óleo e uma colherzinha de chá de sal para temperar bem essa massa. Agora, é só esperar ferver.

COXINHA DE FRANGO

Preparando a Farinha

Agora que minha água está borbulhando, é hora de adicionar a farinha. Uma dica muito importante é peneirar a farinha para que ela fique bem fininha e não forme muitos grumos.

Eu tenho aqui três xícaras de farinha de trigo, tem que ser sem fermento, tá bom? Coloque metade da farinha e mexa, depois coloque a outra metade e continue mexendo. No começo, parece que não vai dar certo, mas tenha paciência e continue mexendo.

Cozinhando a Massa

Enquanto você mexe, a massa vai se unindo. Continue apertando com a colher de pau. O fogo ainda está ligado, e quando a massa não tiver mais aquelas pelotinhas brancas de farinha, você já pode desligar o fogo.

Para saber se a massa está boa, pegue um pedacinho e veja se não gruda na mão. Se não estiver grudando, está pronta!

Uma dica: a panela que você usa para fazer a massa de coxinha tem que ser grossa, porque se for fina, a massa vai grudar.

Sovando a Massa

Agora que a massa está pronta, vou transferi-la para a bancada. Pegue sua colher de pau, que estará quente, e vá amassando. Se conseguir, dê uma leve sovada com a mão, mas cuidado, pois estará bem quente no começo. Conforme a massa esfria, fica mais fácil de manusear.

Minha mãe, quando fazia coxinha, enrolava um pano de prato na nossa mão com um saquinho por cima, para que a gente pudesse ajudar. Fica a dica!

Descanso da Massa

Depois de sovar por uns dois minutos, a massa fica lisinha e perfeita para trabalhar. Agora, vamos colocar no prato, cobrir com um plástico para que não resseque, e deixar esfriar enquanto preparamos o recheio.

Preparando o Recheio

Para o recheio, comprei 600 g de peito de frango. Pode ser com ou sem osso. Coloque o frango na panela de pressão, cubra com água, adicione um caldo de galinha e uma colherzinha de chá de sal. Tampe a panela e, quando começar a pegar pressão, conte 20 minutos.

Depois que a pressão sair, retire o peito de frango, deixe esfriar e desfie bem.

Refogando o Frango

Na panela, coloque três fios de óleo, dois dentes de alho bem picados e, para quem gosta, cebola bem picadinha. Eu adoro uma cor vermelhinha, então vou adicionar um pouco de colorau. Refogue bem o alho e o colorau antes de adicionar o peito de frango desfiado.

Misture bem e, se quiser, adicione um pouco de pimenta-do-reino, cebolinha e salsinha. Se você não tem costume de usar colorau, pode substituir por extrato de tomate. Lembre-se de que o recheio não pode ficar muito líquido.

Se o seu frango estiver muito seco, como o meu, adicione meia xícara de água e mexa por mais um minutinho.

Montagem das Coxinhas

Com o recheio pronto e a massa morna, é hora de começar a montar as coxinhas. Se você estiver fazendo para vender, pese cada massa em 110 gramas. Se for para casa, não precisa pesar.

No prato, coloque uma xícara de leite e 250 g de farinha de rosca para empanar as coxinhas. Agora, faça bolinhas com a massa e abra devagar, tomando cuidado para não deixar a parte de baixo muito fina, evitando que o recheio vaze.

Recheando e Modelando as Coxinhas

Coloque uma colher de catupiry ou requeijão firme no centro da massa, faça uma cavidade e coloque o peito de frango. Depois, feche a massa unindo bem as bordas, sem deixar fiapos de frango para fora.

Modele a coxinha usando a parte da palma da mão, apertando a base e deixando o biquinho bem modelado.

Passe as coxinhas no leite e depois na farinha de rosca.

Fritura das Coxinhas

Agora, com as coxinhas prontas, vamos fritá-las. O óleo tem que estar bem quente. Coloque um litro de óleo em uma panela funda e grossa, para quase cobrir as coxinhas. Faça um teste com uma bolinha de massa para ver se o óleo está na temperatura certa.

Frite as coxinhas de três em três para não esfriar o óleo. Se você perceber que o óleo está muito quente e as coxinhas estão ficando pretas rapidamente, abaixe o fogo. Frite até que fiquem douradas, mas cuidado para não deixar estourar.

Considerações Finais

Olha só como ficaram lindas! Fiz 11 coxinhas, bem recheadas e prontas para comer ou vender. Se você está pensando em começar a vender coxinhas, essa receita é uma ótima opção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *