novembro 1, 2024
Arroz Doce

Receita de Arroz Doce Perfeito: O Mais Cremoso Que Já Provei

Introdução

Oi, gente, tudo bem com vocês? Ah, pessoal, tudo bem? Eu tava ansiosa pela receita de hoje, estava esperando muito por ela, e hoje o dia tá perfeito. Por quê? Porque tá mais friozinho, e nós vamos fazer arroz doce. Eu só como arroz doce no frio, lógico que não, mas a maioria das pessoas sim, né? Então, bora aproveitar que tá meio friozinho e fazer um arroz doce super cremoso. Está maravilhoso!

Ingredientes e Preparação Inicial

Nós vamos começar colocando o arroz na panela. Aqui eu tenho uma xícara de 240 ml, e não tem jeito, gente, eu lavei o arroz. Eu não consigo usar o arroz sem lavar, mesmo aqueles que dizem que não precisa lavar, eu acabo lavando. Por isso, está meio molhadinho, assim, meio esbranquiçado.

Para cozinhar, já vou adicionar aqui também uma xícara de água e 2 litros de leite. Sim, dessa vez eu vou cozinhar o arroz com leite. Além disso, tenho uma lata de leite condensado, mas eu não vou colocar ela toda agora, vou colocar só um pouco, para ficar meio docinho e o grão do arroz já cozinhar meio docinho também. Sabe para depois não ficar com gosto daquele arroz cozido com caldo doce?

Vou colocar só um pouco, 1/3 da lata. Também vou adicionar uma colher de manteiga, que vai dar um sabor gostoso no nosso arroz doce, além de ter um pouco de sal. Se você não quiser colocar manteiga, coloque aquela pitadinha de sal. Como a manteiga já tem sal, eu não vou colocar mais, porque isso realça um pouquinho o sabor do doce.

Para dar sabor, vou colocar um pedaço de canela em pau. Se você não gosta do sabor da canela, não coloque. Olha o cheirinho… Humm! Dá uma misturada nesses ingredientes, e já vamos levar ao fogo.

Cozinhando o Arroz Doce

Por enquanto, até o leite começar a esquentar, vou deixar aqui em fogo alto. Quando o leite começar a ferver, ele não vai subir porque já tem doce aqui. Então, vou abaixar o fogo para médio, para cozinhar um pouco mais devagar. Diferente do arroz que a gente faz, onde queremos que ele fique sequinho, esse arroz doce queremos que solte o amido, pois o amido vai dar uma cremosidade incrível.

Você não precisa mexer muito, mas vai mexendo de vez em quando para soltar o amido. Quando estiver bem cremoso e já tiver reduzido bastante, vamos adicionar mais 500 ml de leite. Olha que delícia! Agora, esperamos ferver novamente e reduzir mais um pouco.

Ajustando a Cremosidade

Olha só a textura! O caldo do nosso arroz doce está maravilhoso. Agora, abaixe completamente o fogo, porque vamos adicionar os próximos ingredientes.

Ingredientes Finais

Vou colocar aqui uma caixinha de creme de leite. E, para adoçar mais, vamos terminar de usar aquela lata de leite condensado que começamos. Além disso, vou colocar duas gemas grandes peneiradas. Isso vai dar uma cremosidade sem igual e uma corzinha ao arroz doce.

Misture bem até ficar homogêneo. A gema foi peneirada para evitar que a película venha junto, o que daria cheiro e gosto de ovo. Agora, com o fogo bem baixinho, vamos adicionar tudo e mexer.

Arroz Doce

Finalizando o Arroz Doce

Olha só como está a cremosidade desse arroz doce! Vou deixar aqui mais um minutinho, e já podemos desligar o fogo, porque está na textura perfeita.

Agora, é só colocar um pouco de canela em pó por cima e se servir. Vou me acabar nesse arroz doce aqui, gente, vocês não têm noção! Arroz doce é bom demais!

Dica para Servir

O pauzinho de canela que eu cozinhei junto com o arroz doce eu vou tirar agora, porque ele já deu o sabor que eu queria. A canela tem um gosto bem forte, então, se ficar muito tempo, pode acabar deixando o sabor muito acentuado.

Vou colocar a canela em pó por cima agora para finalizar a receita e fazer as fotos. Mas, se você for servir o arroz doce mais tarde, é melhor deixar a canela para a pessoa colocar no potinho na hora de comer. A canela tem um sabor forte, e é melhor deixar para cada um dosar a quantidade.

Agora, para deixar o arroz doce bem bonito, vou colocar dois pauzinhos de canela para enfeitar. Olha que perfeição! Está bonito, né? Coloquei no centro, e agora vou experimentar.

Momento de Experimentar

Acabei de pegar minha xícara de coração, e vou usar ela. Coloquei mais um pouco de canela por cima… Nossa, que cremosidade!

Esse é o arroz doce cremoso que a gente quer! Está um pouco quente ainda, mas eu gosto de comer ele morninho. Gosto dele quente, frio, mas meu jeito preferido é morninho. E você, gosta de comer arroz doce quente ou frio? Conta aí, porque tem gente que gosta quente, e tem gente que gosta frio. É uma treta culinária, né?

Dica Extra

Quando você faz arroz doce ou canjica, sempre tenha leite extra. Usamos 1 litro para preparar, mas você deve ter mais leite à mão. Conforme esfria, o arroz doce vai secando um pouco, e, se você gosta de um pouco mais de caldinho, pode acrescentar mais leite.

Não se preocupe, isso aqui não fica com gosto de ovo, claro, desde que você coe as gemas como eu fiz. As gemas trazem cremosidade e uma corzinha bonita para o arroz doce. Vai ser o arroz doce mais cremoso que você já comeu ou ofereceu para alguém. Eu prometo!

Espero muito que vocês tenham gostado da nossa receita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *